quinta-feira, 27 de maio de 2010

St. Pauli na 1.Bundesliga


Eine Huldigung für der Aufstiegs FC St. Paulis.

O futebol é um dos temas mais tratados nas muitas butecadas vividas pelos Boêmios Malditos, mas ao mesmo tempo é algo muito de difícil de transpor para nosso blog, uma vez que torcemos para times completamente antogônicos.
Durante minha visita à Alemanha me apaixonei por um time de Hamburgo e me tornei um fã incondicional dele, o St. Pauli. De tanto que falei dos Piratas, como são conhecidos lá, acho que nosso amigo 3M (que foi devidamente aliciado com uma camiseta comemorativa de uma vitória sobre o poderoso Bayer de Munique) também já deve ter sido contaminado. Então tomo aqui a liberdade de fazer uma homenagem ao FC St. Pauli, comemorando o ascenso à primeira divisão do Campeonato Alemão, a Bundesliga.

Claro que serve também de estímulo para 3M e Coca alterarem um pouquinho seu intinerário e passarem pela surpreendente e incrível cidade de Hamburgo, conhecer o bairro de St. Pauli e o time mais Punk do mundo.

Jogo que marcou o ascenso à primeira divisão, contra o Greuther Fürth, na casa do adversário. Vitória por 4 a 1 de virada:


Punk Rock:



Direito a invasão de campo:


E a festa em St. Pauli, Hamburgo:



Só uma coisa a dizer depois disso: "Puta vontade de estar lá!"


Urubú

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bons tempos do politicamente incorreto!

Essa vem diretamente dos bons e velhos tempos do politicamente incorreto.
Hoje em dia uma música dessas seria perseguida (sem duplo sentido) por associações GLTBSXYZ. Um show desses então, imagine! No meio da Avenida Paulista, em um dia de semana à tarde, sem alvará da prefeitura e em cima de uma laje. O Kassab sairia da salinha dele, aquela onde ele passa os dias pensando em como piorar ainda mais a vida dos paulistanos, e iria pessoalmente parar o show, mandaria a polícia bater em todo mundo aos berros de "vagabundo, vagabundo".

Grande Ultraje!!!!


terça-feira, 18 de maio de 2010

Sexo, mentiras e videotape

Essa sequência de "Sexo, mentiras e videotape" é algo sensacional. Sem comentários. É ver e tirar suas próprias conclusões.



Assista este classicão dos anos 80. Recomendo!


Urubú

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Trabalhar é chato, mas dá pra amenizar

Fato: Trabalhar é chato!

Mas olha como se pode amenizar a situação:

terça-feira, 11 de maio de 2010

Viagem ao centro da cerva

Há algum tempo atrás estava postando algumas experiências de um caipira urbano na Zorópa. Por diversas circunstâncias da vida acabei interrompendo a sequência de relatos e deixei de comentar sobre um dos aspectos mais importantes (se não o mais) para o boêmio maldito: a cerveja. Como nosso amigo 3M está prestes a embarcar para o Velho Mundo (se o vulcão deixar) e já vai fazer um ano que fui, bateu aquela saudade e inspirei-me a escrever o que faltou. Aí vai!

Meu primeiro gole do líquido sagrado no país que o trata com devoção foi na primeira tarde fora de terras tupiniquins. Andando meio sem rumo pela região central de Berlim vejo um bar/restaurante, à beira do rio Spree, com grandes guarda-sóis da Franziskaner. Essa é uma cerveja que eu já conhecia daqui e venerava, assim resolvi sentar e mandar ver na cerveja nacional. Aquele momento foi sensacional, não parecia estar realmente acontecendo. Memorável!

Passado esse instante de deslumbramento fui a caça do sabor mais berlinense, uma vez que a Franziskaner é típica do sul do país. Conversando com alguns locais descobri que uma cerveja bem tradicional da região era a Jever. Nem preciso dizer que fui à prova. E foi a primeira surpresa cervejística da viagem! Estava esperando por cervejas como as de trigo do sul e variações não muito distantes. A Jever é completamente diferente, com um sabor predominantemente amargo. A princípio tal sabor não me agradou não, mas com o passar dos dias aprendi a apreciar este amargor típico de Berlim, como sugerem os outdoors de outra cerveja do gênero, a Berliner, "So schmackt Berlin" (algo como "Esse é o sabor de Berlim"). Outras cervejas muito tomadas na capital alemã são a Heineken e a Becks (a campeão de audiência!). Uma coisa engraçada é que nas ruas eles vendem a "long neck" de 500ml, pra tomar no gargalo, é difícil achar de 300ml, mais comum por aqui.

Em uma passagem relâmpago por Bruxelas não tive a oportunidade de provar uma das famosas cervejas locais. Fui tomar uma belga somente em Paris, mas acabei não marcando o nome e ficou sem registro, na mesma noite provei uma francesa muito boa, a 1664.

Antes de voltar a terra de Goethe tive o prazer de conhecer uma região magnífica, a famosa e controversa Alsácia. Em meio a cidadezinhas lindas ainda em território francês, com muitas cervejas de fabricação local, provei uma delas, simplesmente a melhor cerveja de já tocou minhas papilas gustativas: Kaysers Bier. Nem me arrisco a descrevâ-la aqui, pois ela tem um sabor indescritível, só posso dizer que ela é feita de trigo, pra dar uma idéia do que tomei. Se estiver pela Alsácia algum dia, pelamordedeus, não deixe de passar em Kaysersberg e tomar uma Kaysers Bier (por mais irônico que o nome pareça).

De volta à Alemanha, e hospedado do mesmo quarteirão da fábrica da Paulaner em Munique (era o destino), pude provar várias cervejas bávaras e conhecer dois lugares espetaculares, praticamente a Meca e a Medina dos devotos da cerveja: Biergarten e Hofbrauhaus. O primeiro é algo como uma grande praça de alimentação a céu aberto, dentro de um parque enorme, o Englisch Garten, que recebe milhares de pessoas em fins de semana ensolarados (como foi o em que estive lá). Já a Hofbrauhaus é só a cervejaria mais antiga do mundo, onde o pessoal bebe extraordinariamente bem, come como um germânico, sente-se em uma taberna medieval e ainda pode cantar a música oficial do bêbado alemão, "Ein Prosit", a plenos pulmões.

Como podem ver, nem bebi e comi muito por lá...

3M, meu garoto, aproveite muito! Você merece!


Urubú

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pequenos detalhes

Sento em uma mesa no canto esquerdo de algum bar no centro da cidade, o sol informa que choverá a tarde devido ao calor. Peço uma cerveja, "a de sempre no copo de sempre". Na TV ligada, passa os gols da rodada. Grandes Gols dos novos ídolos do futebol.

Por um instante lembro dos meus antigos ídolos, aqueles que viraram heróis e referência para a minha vida como o Neto, que podia não ter um físico invejável, mas eram um torcedor de coração do mesmo time que eu. Isso foi há muito tempo, eu era uma criança ainda.

Já na adolescência, lembro dos meus ídolos do rock, Kurt Cobain, Max Cavaleira, Donita Sparks... grande adolescência e grandes bandas.

Dou mais um gole na cerveja e lembro do Vinícius de Moraes, quem sabe o meu novo ídolo, esperto, criativo, a cara da Boemia no Brasil. Grande poeta, músico e quem sabe grande pai.....

Neste momento, a cerveja se torna um gosto amargo e duro de descer. Passo a mão no cabelo e vejo no reflexo da garrafa os primeiros cabelos brancos e penso no meu pai. Como pude esquecer o maior ídolo da minha vida. Todos os demais eu praticamente não conhecerei, mas o meu pai sim, este eu conheci e conheço.

A vida passa e passamos a distanciar de pequenos detalhes... aqueles detalhes que guardamos no fundo do bolso na camisa, perto do coração, mas que dificilmente tiramos para dar uma olhada.

Levanto da cadeira e aviso ao garçom que logo voltarei. Ele apenas acessa com um ok a cabeça (acho que sou cliente VIP), paro no orelhão na frente do bar e escorrego uma moeda no aparelho. Toca uma vez, duas vezes e uma voz vem do outro lado e respondo: - Oi pai! O que você está fazendo agora?...


3M

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Se nada funcionar...

Se as regras de convivências não forem suficientes para assistir a Copa em paz, você ainda pode tentar o recurso que nosso amigo aqui embaixo utilizou:


13 regras para boa convivência durante a Copa do Mundo

Recebi de umA amigA (cuja identidade preservo aqui para evitar represálias de suas colegas de gênero) estas regras de convivência durante a Copa do Mundo. Creio que o cumprimento de tais normas pode salvar muitos relacionamentos em período tão peculiar. Aí vão:


Queridas esposas, noivas, namoradas, e também parceiras, amantes, concubinas, filhas, sobrinhas, primas, tias, madrinhas, amigas, colegas ou qualquer criatura do sexo feminino:


Divulgamos, com 1 mês de antecedência, as 13 regras para a Copa de 2010 para que vocês leiam com calma, entendam e não encham nossos sacos:


1. Durante a Copa, a televisão é minha. 100% minha, o tempo todo. Sem exceção nem discussão. Estarei cagando e andando se for o último capítulo da novela das 8, onde Helena, a mocinha, comete suícidio introduzindo um ferro em brasa na boca. Se você dirigir o olhar ao controle remoto, uma vez sequer, você perderá... Perderá os olhos!


2. De 9 de junho a 9 de julho de 2010, você deverá ler a seção de esportes do jornal de modo a se manter a par do que se passa com respeito à Copa do Mundo, o que lhe permitirá participar das conversas. Caso não proceda desta maneira, você será olhada com maus olhos, ou mesmo ignorada por completo. Neste caso, não reclame por não receber nenhuma atenção.


3. Se você precisar passar em frente à TV durante um jogo, eu não me importarei, contanto que o faça rastejando e sem me distrair. Se você decidir se exibir nua diante de mim à frente da TV, esteja certa de vestir-se imediatamente em seguida pois, se pegar um resfriado, não terei tempo de levá-la ao médico nem de lhe dar assistência durante o mês da Copa.

4. Durante os jogos eu estarei cego, surdo e mudo, exceto nos casos em que eu solicite que me encha o copo de cerveja, ou peça a você a gentileza de me trazer algo para comer. Você estará fora de si se achar que irei ouví-la, abrir a porta, atender o telefone ou pegar nosso bebê que possa ter caído no chão... não vai acontecer.

5. É uma boa idéia manter pelo menos 2 caixas de cerveja na geladeira o tempo todo, bem como razoável variedade de tira-gostos e belisquetes. E, por favor, não faça cara feia para meus amigos quando eles vierem assistir jogo aqui em casa comigo. Como recompensa, você estará autorizada a transar comigo e assistir TV entre meia-noite e seis da manhã, a menos, é claro, que neste
período haja a reprise de algum jogo que eu tenha perdido durante o dia.

6. Por favor, por favor, por favor! Se me vir contrariado por algum time de meu interesse estar perdendo, NÃO DIGA coisas como "Ah, deixa isso pra lá, é só um jogo..." ou "Não se preocupe, eles vão ganhar da próxima vez..." Se disser coisas desse tipo, só me deixará com mais raiva e vou amá-la menos. Lembre-se, você jamais saberá mais sobre futebol do que eu e suas supostas "palavras de encorajamento" apenas nos levarão à separação ou ao divórcio.

7. Você será bem-vinda a sentar-se comigo para assistir um jogo e poderá me dirigir a palavra no intervalo entre o 1º e o 2º tempos, mas apenas durante os comerciais e (importante) APENAS se o placar do primeiro tempo tiver sido do meu agrado. Favor notar também que especifiquei UM jogo, ou seja, não use a Copa do Mundo como pretexto mimoso para aquela coisa de "passarmos tempo juntos".

8. Os repetecos dos gols são muito importantes. Não importa se já vi o gol ou não, eu quero ver novamente.
Muitas vezes.

9. Não incomode a mim ou meus amigos perguntando sobre as regras do futebol. Olhe o jogo e finja que está entendendo. Pule e grite quando eu pular e gritar. Nunca, jamais pergunte como funciona a regra do IMPEDIMENTO. Você não tem capacidade intelectual para entender.

10. Avise suas amigas para no mês da Copa não darem à luz nenhum neném, ou mesmo promover qualquer festa de criança ou eventos de qualquer natureza que exijam minha presença, porque: a) Eu não vou; b) Eu não vou, e c) Eu não vou.


11. No entanto, se um amigo meu nos convidar para ir à casa dele num domingo para assistir um jogo, iremos de imediato.


12... As resenhas e debates esportivos da Copa toda noite na TV são tão importantes quanto os jogos propriamente ditos. Que nem lhe passe pela cabeça dizer coisas como "Mas você já viu isso tudo.... porque não muda para um canal que todos possamos assistir?" Se disser algo assim, saiba desde já que a resposta será: "Veja a regra nº 1 dessa lista".


13. E, finalizando, por favor poupe-me de expressões como "Graças a Deus que só tem Copa do Mundo de quatro em quatro anos". Estou imune a manifestações ridículas dessa natureza, pois após a Copa vêm a Liga dos Campeões, a Sub20, o campeonato italiano, o espanhol, o alemão, o brasileirão, o paulistão, etc.

Grato por sua cooperação.



Urubú