quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Maradona x Dunga

E Maradona assume finalmente a direção da seleção argentina de futebol.

Muita gente tem criticado, dizendo que é o mesmo erro que a CBF cometeu ao entregar pro Dunga o cargo na seleção canarinho. Talvez, mas a verdade é que ver Dieguito de volta a ativa será ótimo! Num mundo futebolístico cada vez mais sem sal o pibe de ouro chega como um tempero bem apimentado e promete trazer muito interesse e emoção por onde passar com sua equipe.

Só o fato de Maradona ter sido uns dos maiores jogadores da história do esporte bretão (pros hermanos o melhor) e de Dunga ter sido, no máximo, um jogador mediano, que por circunstâncias bem específicas e uma boa dose de sorte ter ganhado uma Copa do Mundo, já coloca muralhas diferenciais intransponíveis entre os dois. Além disso, Dunga, no cargo de técnico, é apenas mais um macaquinho amestrado com cara de mau da CBF e de Ricardo Teixeira, repetindo um discursinho ensaiado e previsível. Já Diego, como já lhe é peculiar, deverá dar muita matéria para jornais com entrevistas bombásticas e polêmicas, não se omitindo a dar suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, de dentro e de fora da cancha desportiva.

Dunga é o almofadinha, o CDF da sala que faz de tudo pelo reconhecimento do professor, o puxa-saco do chefe que morre por um sorriso benevolente sonhando com uma promoção futura. Diego é o garoto encrenca, o moleque que cabula as aulas pra bater uma bolinha, o camarada certo na mesa do boteco falando bobagens ou afogando as mágoas. Maradona é o ídolo humanizado, como os deuses da tradição helênica, o que o traz para perto de nós, fazendo-nos admirá-lo mais e mais. Ao contrário, por exemplo, de nosso ídolo Pelé, que faz de tudo para manter uma áurea de virtuosidade que todos sabemos que ninguém suficientemente humano tem. Assim, cada incidente que o envolve traz consigo um escândalo manchando sua imagem de bom moço, aumentando a dor e o luto de suas viúvas que ainda guardam na memória os gols de anjo e os socos no ar.

Enfim, Maradona pode até não acabar se saindo bem como técnico, mas fará um bem, ou ainda, um favor enorme ao futebol, tão carente de figuras interessantes como ele.

Urubú

Um comentário:

Maria Augusta disse...

Também acho que Maradona vai trazer muita animação para este mundo tão chato do futebol (sorry é a minha opinião sobre este "esporte"). Mas acredito que será do tipo "vai ou racha" e a seleção canarinho que se cuide...
Beijos.